Caelum

CAELUM

é a pequena constelação austral que denominamos Buril ou Cinzel. É o Chisel ou Graving-Tool para os ingleses e americanos, Burin entre os franceses, Bulino dos italianos e Grabstichel para os alemães. No passado, seu nome latino também já foi representado como Scalptorium, de mesmo significado, e Bode a marcou no plural como Caela Scalptoris, que alguns citaram incorretamente como Cela sculptoria.

Caela Scalptoris, a representação do Buril como
um conjunto de instrumentos no atlas de Bode

Ela foi formada no século XVIII por Lacaille com o nome Caelum Scalptorium, a partir de estrelas que se encontravam entre a Pomba e Erídano, diretamente ao sul da desusada constelação do Cetro de Brandenburgo. Posteriormente, Francis Bailey encurtou seu nome para Caelum. De seu nome original vem outro dos títulos pelos quais ela é conhecida em português: o Buril do Escultor.

Caelum Scalptorium, no mapa
original de Lacaille.
É uma constelação muito débil. Gould assinala para ela vinte e oito componentes de magnitude entre quatro e sete.

Burritt, nas edições mais antigas de seu livro, arbitrariamente mudou seu nome para Praxiteles,[i] talvez pensando com isso evitar possíveis confusões com a constelação do Escultor.

No momento, nenhuma estrela dessa constelação possui nome registrado. Mas a constelação batiza o Superaglomerado Caelum, talvez o maior superaglomerado de galáxias do universo conhecido, tendo uma massa superior a 1017 massas solares, formado por cerca de 50000 galáxias gigantes e 500000 galáxias anãs.


Notas Explicativas da Tradução


[i] Praxiteles (c. 395 aC – 330 aC), um dos mais famosos escultores da Grécia Antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário